ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Padaria do presídio da Gameleira doa 130 mil pães a entidades beneficentes

A produção diária gira em torno de 2.250 pães, sendo que 1.250 deles são vendidos para atender presídio

Silvia Frias | 14/01/2022 15:06
Quatro dos cinco detentos que trabalham na padaria da Gameleira, em Campo Grande (Foto/Divulgação)
Quatro dos cinco detentos que trabalham na padaria da Gameleira, em Campo Grande (Foto/Divulgação)

Implantada em maio do ano passado, a Padaria da Liberdade do presídio semiaberto da Gameleira doa diariamente 1 mil pães que são distribuídos para entidades beneficentes de Campo Grande pelo projeto Mesa Brasil do SESC e a Cufa (Central Única de Favelas). Ao longo de 2021, foram destinados 130 mil pães para doação.

A instalação da padaria foi feita por meio de desconto de 10% do salário do preso empregado via convênio em Campo Grande, estabelecido pela Portaria 001/2014 editada pelo juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal. Foram destinados R$ 210 mil para o custeio do maquinário e a construção do local que funciona dentro do estabelecimento penal. A padaria emprega cinco detentos que são remunerados por empresas conveniadas à Gameleira.

A produção diária gira em torno de 2.250 pães, sendo que 1.250 deles são vendidos para atender o próprio quantitativo do presídio. E, com os recursos obtidos com as vendas, são fabricados 1.000 pães por dia útil que são encaminhados à doação, totalizando mais de 20 mil pães doados por mês.

O projeto Mesa Brasil faz a distribuição diária em 70 entidades de Campo Grande, entre creches, abrigos, asilos, casas de acolhimento e diversas outras instituições sociais como o Hospital Nosso Lar, Apae, Educandário Getúlio Vargas, Abrec e Pestalozzi. Somadas, foram 4 mil toneladas de pães somente para este grupo de instituições.

A outra metade dos pães é encaminhada à Central Única de Favelas que entrega os alimentos a esta população que vive em situação de grande vulnerabilidade social.

Nos siga no Google Notícias