ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Capital

"Natal em família e alegre" é desejo de presos liberados em "saidinha"

Os presos que foram beneficiados com a saída temporária de Natal devem retornar ao presídio no dia 26

Kerolyn Araújo e Bruna Marques | 24/12/2020 07:10
Presos beneficiados com a "saidinha" da Gameleira. (Foto: Kísie Ainoã)
Presos beneficiados com a "saidinha" da Gameleira. (Foto: Kísie Ainoã)

Com sacolas de roupas nas mãos, dezenas de presos beneficiados com a "saidinha" de fim de ano deixaram, às 6h de hoje (24), o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, unidade onde ficam internos do regime semiaberto em Campo Grande. O desejo deles é unânime: passar o Natal em paz com a família.

Na saída do presídio, dois ônibus e uma van aguardavam os detentos que tem como destino a rodoviária de Campo Grande. Com embarque marcado às 7h, um detento de 33 anos, que pediu para não dar o nome, contava os minutos para pegar o ônibus rumo a Ponta Porã, onde passará o Natal com a família. "Estou há mais de 10 anos sem passar a data com a família e sinto muita falta", disse. Ele cumpre pena por tráfico de drogas.

Quem também deixou a Gameleira direto para a rodoviária, é outro preso, de 32 anos, que também não quis ser identificado. Cumprindo pena por tráfico de drogas e homicídio, ele contou à reportagem que vai viajar para Campinas, em São Paulo, para passar pouco mais de 24h com a família.

Libanês, de 57 anos, cumpre pena por tráfico de drogas. (Foto: Kísie Ainoã)
Libanês, de 57 anos, cumpre pena por tráfico de drogas. (Foto: Kísie Ainoã)

"O ônibus sai hoje às 11h e chega lá 22h. Vou passar o dia 25 com minha mãe, irmãs e filhas e, na madrugada do dia 26, volto", contou. Apesar do tempo curto, ele pretende aproveitar ao máximo o benefício. "Espero que seja um Natal em paz com a família. Mas já está batendo angústia em saber que vou chegar e já voltar. Quero pagar tudo o que devo e voltar a viver uma vida tranquila", frisou.

De nacionalidade libanesa, um preso, de 57 anos, cumpre pena há 7 por tráfico de drogas, e foi recebido do lado de fora do presídio pela esposa, com quem é casado há 30 anos. "Gosto muito do Natal e desejo que seja um dia feliz", comemorou.

As saídas temporárias, popularmente conhecidas como "saidões" ou "saidinhas", estão previstas na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84) e ocorrem em datas comemorativas específicas: Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais. Somente os presos que cumprem pena no regime semiaberto (penúltimo estágio de cumprimento da pena) com autorização para saídas e bom comportamento carcerário nos últimos três meses têm direito ao benefício.

Sem transporte, detentos seguem a pé pela estrada. (Foto: Kísie Ainoã)
Sem transporte, detentos seguem a pé pela estrada. (Foto: Kísie Ainoã)

Os presos que foram beneficiados com a "saidinha" de Natal devem retornar ao presídio no dia 26.

Nos siga no Google Notícias