ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Frio afasta doadoras e banco de leite pede ajuda para garantir 4 litros ao dia

Unidade quer chamar atenção das mães que produzem leite em excesso para fazerem as doações neste período

Lucia Morel | 18/05/2022 17:37
Profissional manipulando os leites doados ao banco. (Foto: Divulgação Santa Casa)
Profissional manipulando os leites doados ao banco. (Foto: Divulgação Santa Casa)

Precisando de quatro litros de leite humano por dia para alimentar cerca de 20 bebês prematuros diariamente, a Santa Casa tem garantido apenas três litros. O Banco de Leite Humano da unidade já têm mais doadoras cadastradas, mas com a chegada do frio, o ritmo de retirada já diminuiu e consequentemente, a oferta do alimento.

Conforme o hospital, as doadoras ficam sem disposição para realizar todo o processo de extração quando ocorrem as temperaturas mais baixas e por isso, o banco quer chamar atenção das mães que produzem leite em excesso para fazerem as doações neste período.

De acordo com a nutricionista responsável técnica do BLH da Santa Casa, Gislene Nantes, o hospital atende diariamente, em média, vinte bebês recém-nascidos, que gera um consumo de quatro litros de leite por dia, porém, o banco tem trabalhado com apenas três litros para atender toda essa necessidade, motivo de grande preocupação.

“Por mais que a gente mantenha o mesmo número de doadoras, o volume de leite coletado já abaixou bastante e isso, para nós, é muito ruim”, explica a nutricionista, que reforça ainda que “estamos com uma alta demanda no hospital, com pacientes prematuros, que estão precisando muito desse leite”.

A lactante que não deseja sair casa pode coletar o leite em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa de plástico, armazenar no congelador (por até 15 dias) e entrar em contato o hospital que a equipe vai até na casa da doadora buscar o alimento tão necessário para os bebês.

Outra informação importante é que o BLH da Santa Casa desenvolve um trabalho para auxiliar as mães que desejam fazer doação, com profissionais qualificados para orientar em todas as etapas. “A equipe ensina como extrair e como armazenar. E depois leva o vidro e todo o material esterilizado, passamos uma vez por semana para buscar esse leite. Temos rota todos os dias, que contempla todos os bairros da capital”, afirma a responsável técnica.

Serviço - Banco de Leite Humano Irmã Maria José Machado - contato: (67) 3322-4174.

Nos siga no Google Notícias