ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Após dois anos de polêmica, Lei Harfouche passa em clima de paz

O projeto prevê que alunos sejam responsabilizados por atos de vandalismo

Geisy Garnes e Mayara Bueno | 20/12/2017 12:17

Depois de dois anos sendo tema de debates na Assembleia Legislativa, a antes conhecida como Lei Harfouche, foi aprova em 2ª votação na sessão desta desta quarta-feira (20) em clima de paz. O projeto prevê que alunos sejam responsabilizados por atos de vandalismo, reparando os danos.

A lei, agora nomeada como Paz na Escola, foi aprovada nesta manhã sob elogios de parte dos deputados, após mais de dois anos de polêmica na assembleia. Foi justamente a oposição de parte da bancada, principalmente do PT (Partido Trabalhista), que geral a mudança do nome do projeto.

Após a aprovação, o deputado Lidio Lopes (PEN), autor do projeto, usou a tribuna para reforçar a importância da lei e agradecer por finalmente ter sido aprovada. Da mesma maneira Herculano Borges (SD) lembrou que quando era vereador levou a proposta para a câmara. “No município ela já está em vigor e tem um resultado fantástico”, afirmou.

A proposta gerou muita polêmica, principalmente neste ano. Um grupo de parlamentares criticava a matéria, alegando que os “castigos” eram contra o ECA (Estatuto da Criança e Adolescência) e a legislação federal, não cabendo aos diretores das escolas definir punições aos alunos.

Ainda assim, a lei foi aprovada em 1ª votação na sessão do dia 11 de dezembro. Com a 2ª votação definida nesta manhã, o projeto está pronto para ser enviado ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que decidirá por sancionar ou vetar a lei.

O projeto foi batizado de Lei Harfouche, sobrenome do procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, que desde quando era promotor da Infância defendia que crianças e adolescentes fossem responsabilizadas por danos causados e comportamentos inadequados dentro das escolas. O promotor acompanhou toda a votação nesta manhã.

Nos siga no Google Notícias