ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Operação simultânea combate esquema de lavagem de dinheiro do tráfico

Como resultado das investigações, foi decretado o sequestro de sete imóveis e o bloqueio de contas bancárias

Viviane Oliveira | 27/08/2020 08:33
Em Campo Grande, os policiais federais cumprem mandados da Operação Pavo Real, deflagrada simultaneamente com a Operação Teseu (Foto: Kisie Aionã)
Em Campo Grande, os policiais federais cumprem mandados da Operação Pavo Real, deflagrada simultaneamente com a Operação Teseu (Foto: Kisie Aionã)

Deflagrada na manhã desta quinta-feira (27), a terceira fase da Operação Teseu da Polícia Federal, cumpre 7 mandados de busca e apreensão em Ponta Porã e nas cidades paulistas de Nova Granada, Valinhos e Ribeirão Preto contra organização criminosa composta por uma rede de empresas dedicadas à lavagem e ocultação de bens para narcotraficantes atuantes na região de fronteira seca entre o Brasil e o Paraguai.

A ação foi desencadeada de forma simultânea com a operação Pavo Real em cinco Estados e no Distrito Federal com mandados em Campo Grande. Os alvos são ligados ao narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Gimenes Pavão.

Nas fases anteriores da Operação Teseu foram identificadas várias transações financeiras suspeitas que revelaram a existência de uma sofisticada rede de empresas utilizada pelos líderes da organização criminosa para o financiamento de suas despesas pessoais, dissimulando a origem e a movimentação dos recursos vindos do tráfico de drogas.

Como resultado das investigações, foi decretado o sequestro de sete imóveis pertencentes aos envolvidos, o bloqueio de contas bancárias de pelo menos 13 pessoas físicas e jurídicas. Além disso, quatro empresas tiveram suas atividades econômicas suspensas cautelarmente em razão dos indícios de se tratarem de “lavanderias de dinheiro”.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais e evasão de divisas, cujas penas somadas podem ultrapassar 24 anos de reclusão. A Operação foi batizada Teseu em alusão ao herói grego que, segundo a mitologia, derrotou a figura mítica de Minotauro, monstro que assolava a ilha de Creta.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia do coronavírus (covid-19), foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares. Os mandados expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande são cumpridos por cerca de 40 policiais.

Nos siga no Google Notícias