ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Na primeira semana, MS vacina 15 mil crianças; previsão é imunizar 300 mil

Seguindo decisão da Anvisa, o governo do Estado autorizou municípios a vacinarem sem pedido médico

Caroline Maldonado | 22/01/2022 08:57
Criança recebe dose da vacina na Seleta, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Criança recebe dose da vacina na Seleta, em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Com a vacinação de crianças de 5 a 11 anos iniciada há uma semana, mais de 15 mil já foram vacinadas nos municípios de Mato Grosso do Sul. Isso corresponde a 5% do público estimado, que é de 301.026 crianças.

O primeiro lote de vacinas pediátricas com 18,3 mil doses da Pfizer chegou no final do dia 14 de janeiro. No sábado (15), os municípios começaram a vacinação nas cidades, inclusive, na Capital, onde a primeira dose foi aplicada na comunidade quilombola Tia Eva.

A prioridade foi para crianças de 5 a 11 anos indígenas, quilombolas ou com comorbidades. Cada cidade organizou o calendário de forma decrescente, começando pelos 11 anos. O segundo lote foi entregue na terça-feira (18).

Seguindo decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o governo do Estado autorizou os municípios a vacinarem as crianças sem exigência de pedido médico. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o posicionamento foi elogiado pelos gestores e autoridades de saúde de diferentes cidades do Estado.

Luiz Postingher acompanha vacinação da sua filha, Maria Eduarda. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo MS)
Luiz Postingher acompanha vacinação da sua filha, Maria Eduarda. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo MS)

Os pais que levaram seus filhos para vacinar demonstravam sentimento de confiança na ciência e sensação de “dever cumprido”. Muitos disseram estar felizes por finalmente “toda família estar vacinada”.

“Todo mundo em casa vacinou, então, minha filha não ficaria para trás. Só estava esperando sua vez. Meus outros filhos mais velhos também já vacinaram”, contou Luiz Postingher, que levou a filha Maria Eduarda, de 10 anos, para se vacinar na Seleta, em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias