ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

MS antecipa liberação e autoriza vacinação de crianças com Coronavac

Previsão era de que a decisão fosse tomada no dia 24, mas o Ministério da Saúde deu aval neste sábado (22)

Aletheya Alves | 22/01/2022 12:08
Criança sendo vacinada contra covid-19 em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/SES)
Criança sendo vacinada contra covid-19 em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/SES)

Com aval do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul autorizou neste sábado (22) a vacinação de crianças acima de seis anos com Coronavac. A previsão era de que a aplicação fosse liberada na segunda-feira (24), mas com a decisão nacional foi possível antecipar a imunização.

Em nota, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou que todos os 79 municípios estão autorizados a iniciarem a vacinação com a Coronavac a partir de hoje. O aval do Ministério da Saúde foi concedido por meio de nota técnica depois de incluir o imunizante no PNI (Plano Nacional de Imunizações).

Na última quinta-feira (20), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia aprovado a aplicação em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. Por isso, o posicionamento no ministério era aguardado.

Sobre a liberação, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que o uso do imunizante representa mais uma ferramenta de combate à pandemia. “A vacinação é importante e vem para proteger o que temos de mais precioso que são as nossas crianças. As vacinas são seguras, protegem e salvam vidas. Não deixem de vacinar seus filhos.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde da SES, Larissa Castilho, é recomendado por precaução que as crianças aguardem 15 dias para tomar a Coronavac caso tenham recebido outras vacinas do calendário infantil. A vacina será com a mesma posologia dos adultos e adolescentes, sendo necessárias duas doses com intervalo de 28 dias.

Em estoque, a SES possui 13.260 doses do imunizante. Na Capital, a vacinação do público já começou neste sábado.

Nos siga no Google Notícias