ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Menos de 1% dos adultos de MS não tomaram nem a primeira dose

Por outro lado, cerca de 30% da população - entre crianças e adultos - não têm esquema vacinal completo

Guilherme Correia | 24/11/2021 11:14
Vacina contra a covid-19 é preparada por vacinadora; imunizante reduz chance de casos graves da doença (Foto: Kísie Ainoã)
Vacina contra a covid-19 é preparada por vacinadora; imunizante reduz chance de casos graves da doença (Foto: Kísie Ainoã)

Aproximadamente 99,7% dos adultos de Mato Grosso do Sul tomaram a primeiro vacina contra a covid-19. Em outras palavras, quase 0,3% das pessoas, acima de 18 anos, não têm nem o primeiro imunizante.

Vale lembrar que para maximizar a proteção anticovid, as fabricantes vacinais estipulam aplicação de pelo menos duas vacinas. Atualmente, cerca de 70,3% da população do Estado, de todas as idades, recebeu duas doses ou vacina única da Janssen. Desta forma, quase três a cada 10 precisam completar o primeiro ciclo vacinal.

Boletim epidemiológico desta quarta-feira (24) trouxe uma morte pela doença em Mato Grosso do Sul, registrada nas últimas 48 horas. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a média diária tem sido de 1,4 óbito, na última semana, além de aproximadamente 96 infecções diárias.

Em geral, autoridades têm dito que o baixo índice de vítimas - na comparação com outros momentos do período pandêmico - são provocados pela falta de adesão completa. Na segunda-feira, o titular da SES, Geraldo Resende, apelou mais uma vez para que se aumente a adesão a esses fármacos, seja para primeira, segunda ou terceira dose.

Desde o início da pandemia, mais de 378,3 mil sul-mato-grossenses tiveram covid-19, sendo que 367,7 mil se recuperaram, mas 9.677 morreram. Diferente do pior momento da pandemia, quando cerca de mil pessoas estavam internadas em leitos clínicos ou de terapia intensiva, atualmente há 65 pacientes em tratamento.

Além disso, apenas uma pessoa aguarda regulação hospitalar para um leito próprio para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), conjunto de sintomas provocados, em boa parte, pelo coronavírus.

Nos siga no Google Notícias