ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Justiça prorroga estadia em Mossoró de PM acusado de liderar quadrilha

O principal processo da Laços de Família tem 19 réus e uma séries de crimes

Aline dos Santos | 07/10/2019 08:05
Silvio Cesar Molina foi preso em junho de 2018 na operação Laços de Família. (Foto: Reprodução/Facebook)
Silvio Cesar Molina foi preso em junho de 2018 na operação Laços de Família. (Foto: Reprodução/Facebook)

A Justiça Federal prorrogou por mais 360 dias a permanência dos presos Silvio César Molina (policial militar apontado como chefe de quadrilha), Douglas Alves Rocha e Jefferson Alves Rocha, alvos da operação Laços de Família, na penitenciária federal de Mossoró (Rio Grande do Norte). A decisão veio perto do fim do prazo, que terminaria na próxima quinta-feira (dia 10).

No ano passado, a transferência foi realizada sob os argumentos de risco de fuga, participação em organização criminosa de âmbito nacional e com interações internacionais, alta periculosidade e privilégios junto às instituições públicas.

O MPF (Ministério Público Federal) solicitou a renovação do prazo de permanência dos réus no presídio federal de Mossoró, com justificativa de que os fundamentos que legitimaram a inclusão definitiva na unidade penal seguem inalterados.

A defesa afirma que não há qualquer elemento que comprove a suposta tentativa de fuga dos réus, que a permanência dos custodiados em Mossoró gera enorme prejuízo aos acusados e que a transferência para Mato Grosso do Sul facilitaria, inclusive, os interrogatórios.

Conforme decisão da 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, que prorrogou a permanência em Mossoró, a “influência e articulação do grupo permite concluir que a custodia dos réus em estabelecimento inadequado permitiria, inclusive, o domínio do tráfico de drogas na região, mesmo de dentro da prisão”.

PCC - De acordo com as investigações da Polícia Federal, que deflagrou a operação em junho de 2018, o policial militar Silvio César Molina Azevedo liderava um grupo que atuava com características de máfia em Mundo Novo, a 476 km de Campo Grande, e tinha relações comerciais no tráfico de maconha com a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

O principal processo da Laços de Família tem 19 réus e uma séries de crimes: tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de arma de fogo, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Foram identificados vários núcleos, como o familiar, que era liderado pelo policial; o operacional e apoio logístico, integrados por gerentes; e os “correrias”, definição para quem presta toda a sorte de serviços (motorista, segurança pessoal de membros do grupo).

Durante a investigação, a PF apreendeu R$ 317.498,16, joias avaliadas em R$ 81.334,25, duas pistolas, 27 toneladas de maconha, duas caminhonetes e 11 veículos de transporte de carga.

Nos siga no Google Notícias