ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

De 18.300 doses de vacina que chegam em MS, 7.268 serão para crianças indígenas

Lote de vacinas começa a ser distribuído para secretarias municipais a partir das 13h

Aletheya Alves | 13/01/2022 16:48
Lote com vacinas pediátricas da Pfizer que será enviado à Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)
Lote com vacinas pediátricas da Pfizer que será enviado à Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (14), Mato Grosso do Sul irá receber o primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), das 18.300 doses que irão chegar, 7.268 serão destinadas para crianças indígenas.

Conforme o Governo Federal, o PNI (Plano Nacional de Imunização), criado pelo Ministério da Saúde, prevê que indígenas  sejam vacinados prioritariamente pelos estados e municípios brasileiros, assim como idosos e profissionais da saúde. A prioridade também é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) devido à vulnerabilidade biológica a doenças respiratórias e à dificuldade de acesso às unidades de saúde.

A distribuição das outras 11.032 doses será dividida entre 9.202 unidades para as demais crianças e 1.830 para reserva técnica. O lote com as doses está previsto para chegar durante o período da manhã nesta sexta-feira. Após a recepção inicial, as vacinas serão distribuídas para secretarias municipais a partir das 13h.

Conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos, que devem ser imunizadas contra a covid-19. Para seguir com a imunização, a previsão da SES é de que o Ministério da Saúde envie outros lotes da vacina destinada às crianças durante a próxima semana.

Sobre a imunização, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância dos responsáveis levarem as crianças para as unidades de vacinação. “Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno as aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”.

Após a distribuição das doses, ficará a cargo de cada secretaria disponibilizar a vacinação. Será necessário o acompanhamento dos responsáveis com documentação da criança.

(*) Matéria atualizada às 17h40min para acréscimo de informações. 

Nos siga no Google Notícias