ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Corpo de Bombeiros encerra operação contra incêndios no Pantanal

As ações começaram em julho de 2021 e dados mostram redução de 48,23% nas áreas queimadas

Ana Paula Chuva | 24/11/2021 13:27
Militares durante solenidade de encerramento nesta terça em Corumbá. (Foto: Divulgação)
Militares durante solenidade de encerramento nesta terça em Corumbá. (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros Militar encerrou nesta terça-feira (23), a Operação Hefesto, que mobilizou 796 militares para ações de combate e prevenção aos incêndios florestais na região do Pantanal, em Corumbá, cidade a 429 quilômetros de Campo Grande.

A operação foi iniciada no dia 03 de Julho e, ao todo, foram 144 dias de ações e além dos militares, foram utilizadas 101 viaturas, aeronaves e diversos materiais de combate a incêndio florestal. O encerramento foi durante solenidade no 3º Grupamento de Bombeiros Militar da cidade branca.

Com a volta das chuvas regulares, o risco de incêndios florestais é nulo, principalmente, na região do Pantanal, muito castigada pelo fogo em 2020. Este ano, com a operação, a redução de área atingida pelas chamas foi de 48,23%, segundo levantamento do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

“A Operação Hefesto fez a diferença nas ações do Governo do Estado para preservar o bioma pantaneiro. Foi necessário montar uma enorme estrutura logística para combater os focos de calor, garantindo a preservação da nossa fauna e flora. A operação foi encerrada, porque todos os incêndios foram controlados. O Corpo de Bombeiros Militar continua de prontidão, caso surja algum outro incêndio florestal. Estamos sempre prontos para atuar a qualquer momento e em qualquer lugar”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Hugo Djan Leite.

Além disso, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, anunciou que até o fim do ano, Mato Grosso do Sul receberá uma aeronave do modelo Air Tractor, capacitada para lançamento de água nos focos de calor, que vai compor a estrutura do Corpo de Bombeiros a partir de 2022.

“A aquisição do avião faz parte do pacote de investimentos de R$ 56 milhões. Outros equipamentos, como viaturas, já foram licitados”, disse Verruck.

Nos siga no Google Notícias