ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com 13 mortos este ano, Santa Casa cobra campanha contra acidentes com motos

Solicitação foi feita pelo hospital, após registro expressivo de mortes com motociclistas em 2022

Karine Alencar | 24/02/2022 17:30
Duas motos colididas na Avenida Ministro João Arinos, no Jardim Veraneio (Foto: Kísie Ainoã)
Duas motos colididas na Avenida Ministro João Arinos, no Jardim Veraneio (Foto: Kísie Ainoã)

Faltando pouco mais de 15 dias para a volta às aulas da Rede Estadual de Ensino, marcada para o dia (14) de março, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) discute nesta quinta-feira (24), como será realizada a campanha de Educação no Trânsito, que esse ano deve ser feita em parceria com a Santa Casa de Campo Grande.

Segundo a Gestora de Educação e Segurança de Transito, Andrea Moringo, o hospital de referência em neurologia e ortopedia, solicitou participação ao órgão, devido ao número acelerado de acidentes envolvendo motociclistas com vítimas.

"Estamos em debate para definir as ações de 2022, que devem se iniciar logo que começarem as aulas. O tema deste ano é: Juntos Salvamos. A maioria dos acidentes são provocados por falta de CNH, ou seja, falta de capacitação. Falta de habilidade e falta de atenção dos motociclistas", pontuou.

 Ao Campo Grande News a Santa Casa de Campo Grande destacou que o projeto pode ajudar a diminuir o número de casos e consequentemente, o fluxo de pacientes que lotam os corredores de emergências da unidade.

 "A intenção é conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes, especialmente os de motos, que é a nossa maior demanda entre as patologias e, além disso, é a grande ocupação de leitos na Santa Casa. A previsão do lançamento é na campanha Maio Amarelo que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo", declarou em nota.

Conforme a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), desde o início do ano- 2022, nove acidentes envolvendo motociclistas já foram registrados somente em Campo Grande. Com 13 mortos: 9 eram motociclistas e 4 foram atropelados por motos, incluindo, uma ciclista.

A gestora de trânsito do Detran disse ainda, que as campanhas vão reforçar a nova resolução de nº 14071/20 que proíbe o transporte de menores de 10 anos em motocicletas. A lei entrou em vigor em abril de 2021. A idade mínima para o transporte de crianças era de sete anos.

Para participar do projeto, as escolas devem fazer a solicitação ao Departamento de Trânsito, que vai até a unidade para realizar o acompanhamento. O intensivo atende atende alunos do 1º ao 5º ano, e tem durabilidade de duas a três semanas.

Nos siga no Google Notícias