ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Campo Grande terá 4,3 mil doses de vacina da Pfizer contra covid para crianças

Lote encaminhado pelo governo federal contempla cerca de 3% do público infantil de Mato Grosso do Sul

Guilherme Correia | 14/01/2022 08:39
Profissional de saúde prepara vacina contra a covid-19 na Capital. (Foto: Paulo Francis)
Profissional de saúde prepara vacina contra a covid-19 na Capital. (Foto: Paulo Francis)

Campo Grande receberá 4.310 vacinas infantis, da Pfizer, contra a covid-19, no primeiro lote encaminhado ao público de cinco a 11 anos. Ao todo, são 18,3 mil imunizantes distribuídos pelo Ministério da Saúde ao Mato Grosso do Sul.

Vale lembrar que há 301 mil crianças estimadas no Estado e que este quantitativo atual daria conta de apenas 3% da demanda, já que será necessária uma segunda dose.

Dourados vem na sequência, com 1,8 mil imunizantes, seguido por Amambai (700), Corumbá (640) e Miranda (630). O lote será distribuído a partir de 13h desta sexta-feira (14) e a vacinação poderá ter início nos municípios sul-mato-grossenses a partir de amanhã (15), conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Proporcionalmente ao total de habitantes nesta faixa etária estimado pela SES, Miranda terá mais vacinas – cerca de 17,29% do público-alvo será contemplado com, ao menos, uma dose nesta primeira etapa.

Em seguida, aparecem Japorã (17,28%), Dois Irmãos do Buriti (15,29%), Amambai (13,58%) e Paranhos (12,73%). Pedro Gomes terá menor quantidade - serão 30 vacinas para um público de 695 crianças.

No entanto, em número absolutos, Figueirão, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Jateí e Rio Negro terão os menores quantitativos, de acordo com a pasta estadual - cada município recebe 20 doses.

Liberação - A pasta considera decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que permite a vacinação deste público, feita em 16 de dezembro de 2021, além de posicionamentos do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações da Covid-19.

Além disso, a secretaria informa que considera nota técnica do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a não obrigatoriedade da vacinação de crianças abaixo dos 12 anos - diferente de pacientes menores de 18 anos ou adultos, em que não havia tal informação.

A SES ressalta que a aprovação ocorre a indivíduos que não tenham contraindicações listadas em PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19) e reforça que a imunização se dará "de forma não obrigatória".

Vale ressaltar que as crianças têm de estar acompanhadas dos pais ou levarem termo de consentimento por escrito

As crianças com comorbidades, indígenas e quilombolas, e que vivem em lar com pessoas de alto risco para casos de covid-19 serão priorizadas, antes da adoção da vacinação por idade, que deverá começar entre 10 e 11 anos e ir reduzindo a faixa etária pouco a pouco, conforme a demanda e oferta de vacina pela rede pública.

Nos siga no Google Notícias